José Mateus

Nasceu em 1974.

Formou-se em Arquitetura de Interiores pela Faculdade de Arquitetura de Lisboa da UTL. A sua estreia como ator deu-se em 1991 com a integração no grupo de teatro amador “Farpas de Boa Esperança” e como fundador do grupo “Ita Vero”, em Loures.

A sua formação teatral iniciou-se com aulas de expressão dramática ministradas, entre outros, por Cândido Ferreira e José Carretas. Profissionalmente estreou-se no grupo de teatro “O Bando”. Trabalhou com diversos encenadores, dos quais se destacam: Alberto Pereira, Cândido Ferreira, José Carretas, Marco Horácio, António Feio, João Brites, Pedro Assis, Rui Luís Brás, André Gago, Maria João Miguel, Hugo Sovelas, Luís Castro, Rute Rocha, Paula Gomes Ribeiro, Yola Pinto, Cláudia Negrão e Joana Furtado.

Tem vindo a colaborar com diversos Serviços Educativos de museus e fundações, desenvolvendo oficinas, visitas guiadas e workshops tanto vocacionados para crianças, como para adultos. Foi ainda fundador do grupo “O Resto”, que recebeu o 1º prémio do “Teatro na Década”, com o  espetáculo “T5” apresentado no Panteão Nacional.

Desde 2008 pertence à Associação Cultural Gato Que Ladra.

 

_

Download C.V. Completo

 

Go to Top